quinta-feira, 22 de junho de 2017

Filé à Parmegiana

Se há coisa que apreciamos bastante nesta casa é comida italiana. Mas há um prato que gostamos especialmente de comer, e que, apesar de parecer italiano, ficamos a saber com alguma surpresa que ele tem origem Brasileira. São os famosos "Bifes à Parmegiana" ou "Filé à Parmegiana", e são uma verdadeira iguaria para os mais novos. Trata-se de um prato muito versátil que pode ser confeccionado com carne de Porco, Frango, Peru ou Vaca e que pode ser acompanhado por Massa "al dente, batata frita ou arroz branco. Gosto muito de confeccionar este prato e tornou-se, inclusive, a verdadeira especialidade da nossa "Maison". Quando os meus filhos convidam outros amigos para comer cá em casa, ficam logo eufóricos apenas de saber qual vai ser o teor da ementa. Um prato que leva panados de carne, molho de tomate , queijo derretido, e o cheirinho delicioso de orégão ou manjericão fresco, mas qual o miúdo que consegue resistir a tudo isso?. Se tivesse dinheiro para investir num TAKE AWAY, sei que este prato ia causar um tremendo impacto. Estou certo que faria o maior sucesso já que, com ele presente, seria muito fácil esquecer aqueles panados todos secos e queimados que habitualmente costumamos encontrar por lá. Por vezes, quando vejo certas coisas à venda em restaurantes, costumo pensar para mim. «Este pessoal só gosta de comer palha, mesmo». Assim, também não me admira nada que depois sejam tratados como burros...

Resultado de imagem para file parmegiana
Imagem da Net

Ingredientes para 4 pessoas:

Para os panados:
- 4 Bifes Vaca, Porco, Peru ou Frango (Mediante o gosto de cada um)
- Pão ralado q.b.
- 1 limão
- 2 Dentes de alho
- Farinha de trigo q.b.
- 2 Ovos batidos
- Sal e pimenta q.b.

Para o molho de tomate italiano:
- 1 lata grande de tomate pelado
- 1 Cebola
- 1 folha de louro
- 3 dentes de alho
- Azeite extra virgem
- Manjericão fresco ou Orégão
- Açúcar
- 1 colher de chá de cominhos
- Sal e pimenta q.b.

Para a decoração:
- Queijo Flamengo ou Mozarela, fatiado
- Queijo Flamengo ou Mozarela, ralado
- Algumas folhas de Manjericão fresco

Preparação:

Tempere a carne que escolheu com sal, pimenta a gosto, o alho picado, o sumo de limão espremido e deixe marinar por pelo menos 1 hora. Bata 2 ovos numa taça e reserve. Coloque a farinha de trigo num prato, o pão ralado noutro e verta os ovos batidos também dentro de um prato. Pegue em cada pedaço de carne e, um a um, siga a ordem seguinte: Primeiro passe por farinha - bata um pouco com as mãos para que a farinha penetre bem na carne -, depois passe pelo preparado de ovo e por fim passe pelo pão ralado. Pegue nos "panados" e frite-os em óleo a ferver mas sem deixar queimar. Reserve tudo dentro de um tabuleiro que depois possa ir ao forno.

Numa panela funda coloque a cebola cortada finamente, o alho laminado, e regue com 3 colheres de sopa de azeite. Triture o pelado com uma varinha mágica e reserve. Em fogo médio deixe suar um bocadinho a cebola até ela ficar translúcida e depois junte o tomate triturado, o louro, os cominhos, sal, pimenta, 1 litro de água e uma colher de sopa de açúcar (para ajudar a retirar a acidez do tomate). Deixe cozer lentamente durante cerca de 1 hora e acrescente mais um pouco de água se o molho reduzir demasiado. Quando o molho estiver quase pronto, junte um punhado de manjericão fresco, corrija o sal, mexa e reserve.

Coloque uma fatia de queijo sobre cada panado (dentro do tabuleiro para ir ao forno), coloque uma quantidade generosa de molho por cima de cada um deles e polvilhe com queijo ralado. Coloque o tabuleiro no forno à temperatura de 220º e deixe apurar cerca de 20 minutos até o queijo derreter e ter um aspecto mais "tostadinho", mas tendo o cuidado de não deixar queimar. Retire do forno, decore com umas folhas de Manjericão e pode servir.

Et voilà, bon appétit!

4 comentários:

  1. Só é pena eu não gostar de queijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não metas. Também podes fazer este prato sem queijo em cima. Metes só os panados e o molho que pode ser muito "atomatado" ou não, consoante o teu gosto. Isto é uma receita base, depois podes fazer as variações que quiseres.

      Eliminar
  2. Que delícia... poucas coisas são melhores que queijo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas então esta é daquelas receitas que depois de provar nunca mais vais conseguir esquecer. É garantido.

      Eliminar

Vale tudo menos dar-me com a panela..

Espetada de Lulas, Polvo, Camarões e Chouriça.

Quando chega o calor as primeiras ideias que nos aparecem à cabeça são saladas, grelhados e mariscos. Certo dia, ao participar num jantar p...