sexta-feira, 30 de junho de 2017

Espetada de Lulas, Polvo, Camarões e Chouriça.

Quando chega o calor as primeiras ideias que nos aparecem à cabeça são saladas, grelhados e mariscos. Certo dia, ao participar num jantar promovido pela empresa onde trabalhava, provei uma versão de "Espetadas de Lulas" tão boas tão boas tão boas que foi a muito custo que não raptei o cozinheiro do restaurante para levá-lo para minha casa. Como sou daquele tipo de pessoas que quando prova uma coisa que gosta imenso não descansa até saber como construíram a canoa, fui perguntando e pesquisando por onde podia até que conheci um homem do Sul, originário da cidade de Setúbal, que revelou-me a sua maneira muito pessoal de preparar essas espetadas. Foi a partir da sua receita que também comecei a fazer as minhas e que, como inevitavelmente tinha que ser, acabou por sofrer alguns melhoramentos pontuais. Se gosta do Verão, de saladas, peixes, grelhados, e mariscos, então esta receita é perfeita para si.


Imagem relacionada


Ingredientes para 4 pessoas (4 espetadas bem guarnecidas):

- 400g de Polvo
- 400g de Lulas
- 400g de Camarões
- 1 Chouriça de carne ou colorau
- 1 Pimento vermelho
- 1 Pimento verde
- 1 Cebola
- 1 Limão
- 1 Raminho de coentros ou salsa
- 3 Dentes de alho
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b

Preparação:

Em primeiro lugar é preciso cozer o polvo. O segredo para que um polvo fique bem cozido (como manteiga) é cozê-lo com água e sal durante 1/2 hora na panela de pressão, depois desligue o lume e deixe-o marinar na água da cozedura durante mais 1/2 hora sem abrir a tampa da panela. Enquanto o polvo está a cozer, pode cortar o chouriço às rodelas, descascar o camarão e limpar as lulas bem limpinhas. Tempere com sal e pimenta e reserve (reserve também os tentáculos). Uma vez o polvo cozido corte em bocados e inicie a preparação das espetadas. Parta os pimentos aos bocados depois de retirar as sementes e os veios. Descasque as cebolas e corte-as em quartos. Intercale em cada espeto um pouco de Cebola, Pimento, Camarão, Lula, Polvo e rodelas de Chouriço. Repita esta operação até acabar os ingredientes. Grelhe as espetadas nas brasas, virando-as algumas vezes, entre 15 a 20 minutos. Faça o molho derretendo a manteiga em fogo baixo ou banho-maria. À parte, salteie com um fio de azeite os tentáculos das Lulas que tinha reservado e junte ao molho de manteiga quando estiverem fritos. Em seguida coloque o alho bem picado e deixe suar um bocadinho. Depois, acrescente a raspa e sumo do limão a gosto, mexa e retire do lume. Pique a salsa ou os coentros e adicione tudo ao molho. Quando as espetadas estiverem grelhadas, coloque numa travessa e verta o molho por cima delas. Pode acompanhar este prato com batata frita e/ou uma salada mista e também com pão de milho frito que depois pode molhar no molho de manteiga. Se gosta de mais verduras nas espetadas, só tem que puxar pela criatividade. Muitas vezes gosto de meter rodelas de "Courgette", tomate cereja ou até bocados de Abacaxi. Tudo vai do vosso gosto.

Et voilà, bon appétit!

6 comentários:

  1. Têm um excelente aspecto mas não comia. Só fazes receitas com coisas que não gosto. Quando acertares digo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é justo nina, eu sei que tu só gostas de bifes grelhados só com pimenta e sal. :)

      Eliminar
  2. O quê??? Gosto de um bom cozido, uma bela feijoada à transmontana, um bom bacalhau com brôa. Uma posta à mirandesa e, claro está, um dos meus pratos favoritos: arroz de cabidela. E nunca me viste a comer um bife grelhado. Tenho a certeza. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E desta forma fiquei a saber tudo aquilo que gostas. Sou mesmo bom. :))

      Eliminar
  3. Bem, que bom aspecto. Ainda não tinha vista esta maravilha. :) Apetecível!
    Eu gosto bastante de saladas frescas, peixe, marisco, grelhados...

    ResponderEliminar

Vale tudo menos dar-me com a panela..

Espetada de Lulas, Polvo, Camarões e Chouriça.

Quando chega o calor as primeiras ideias que nos aparecem à cabeça são saladas, grelhados e mariscos. Certo dia, ao participar num jantar p...