quarta-feira, 14 de junho de 2017

Fazer um Arroz branco perfeito

Resultado de imagem para fazer arroz branco perfeito
Imagem da Net

Deve ser uma das tarefas mais básicas que pode haver, mas no entanto continua a ser um pesadelo até para alguns profissionais da cozinha. Se soubessem a quantidade de vezes que comi em bons restaurantes um arroz branco de assustar a vaquinha do presépio, vocês até se benziam. Confesso que também andei anos a fazer experiências até que, no meu percurso de vida, conheci um senhor de Celorico de Bastos que foi meu colega de trabalho e que ensinou-me um truque infalível para conseguir um arroz perfeito. Desde ai nunca mais falhei essa formula e nunca mais me desiludi com os meus resultados. Agora só me desiludo com os resultados dos outros. Esta formula é composta por 3 passos distintos.

Ingredientes:

- Arroz (obviamente!)
- 3 Dentes de alho
- Sal
- Óleo ou Azeite

1º Passo - Lavar o arroz.
Passe o arroz algumas vezes por agua para remover a goma que normalmente traz com ele, tornando-o assim menos "pegajoso". Sei que este passo parece demasiado simples e irrelevante mas acaba por ser determinante na obtenção de um arroz branco perfeito. Certifique-se que o arroz ficou devidamente escorrido antes de ser cozinhado.

2º Passo - Medir o arroz
A medida certa de arroz varia em função do apetite dos membros da casa. Dizem que a medida de uma chávena de café é o equivalente para 2 pessoas mas se assim fosse eu já teria morrido à fome ou então tinha que roubar do prato dos outros. Assim, vamos tomar em conta que lá em casa são todos gulosos como eu e que seja necessário uma chávena de café por cada pessoa. Meta um fio de óleo ou azeite no fundo de uma panela pequena e acrescente 3 alhos inteiros descascados. Deixe fritar um bocadinho o alho (só para dar cor) e depois coloque o arroz. Envolva tudo e após fritar 1 minuto acrescente a seguinte medida de água: Por cada chávena de café de arroz colocado, coloque o equivalente a 2 chávenas de água menos um bocadinho. O maior segredo reside precisamente naquele "menos um bocadinho". Mexa uma única vez para espalhar o arroz na calda, tempere com sal e deixe cozinhar sem voltar a mexer até a água evaporar quase toda e fazer aparecer "covinhas" na superfície do arroz. Quando isso acontecer, tape a panela e desligue o lume.

3º Passo - Deixar repousar.
Com a panela tapada é importante, ou melhor, é extremamente importante deixar o arroz repousar cerca de 5 minutos. Desta forma ele vai recozer e ficar mais uniforme. Depois, se quiser soltar o arroz com um garfo, isto está à sua consideração. No meu caso, gosto de servi-lo assim.

Et voilà, bon appetit!


2 comentários:

  1. Para arroz seco colocas duas medidas de água por uma de arroz? O meu arroz leva sempre cebola mesmo sendo arroz frito. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas medidas de água menos um bocadinho (não te esqueças do bocadinho). Não meto cebola no arroz porque tenho medo de comê-lo depois e começar a chorar. :))
      Bjs

      Eliminar

Vale tudo menos dar-me com a panela..

Espetada de Lulas, Polvo, Camarões e Chouriça.

Quando chega o calor as primeiras ideias que nos aparecem à cabeça são saladas, grelhados e mariscos. Certo dia, ao participar num jantar p...