segunda-feira, 12 de junho de 2017

Coq au vin - Frango ao vinho tinto

E já que partilhei a receita do frango bêbado cozinhado com cerveja preta no post anterior, também é justo partilhar agora a receita que eu gosto de fazer com vinho tinto. Como tenho algumas raízes francesas, costumo chamar-lhe de "Coq au Vin", e a minha família, mesmo não percebendo patavina de francês, sabe imediatamente do que se trata. Para eles, não importa que o nome seja pronunciado de forma esquisita logo que esteja morto e saiba bem no prato. O "Coq au Vin" é um prato rústico de origem francesa e consegue satisfazer como nenhum outro o palato mais requintado e delicado. Cá em casa gostamos de o confeccionar principalmente ao domingo à noite e é servido acompanhado com um puré de batata e fatias de pão torrado. E uma saladinha já agora...

Imagem relacionada
Imagem da Net


Ingredientes (para 4 pessoas):

- 1 Frango do campo (Meio frango para o pai e isto se for dividido equitativamente)
- 200 g de Bacon 
- 1 Lata de cogumelos inteiros
-  1/2 Litro de vinho tinto 
- 1 Cebola
- 12 Chalotas ou cebolas pequeninas
- 2 dentes de Alho
- 1 Cenoura
- 1 Folha de louro
- 1 Cubo de caldo de carne
- Azeite 
- Farinha de trigo q.b
- Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Cortem o frango em pedaços, coloquem-no numa tigela e temperem com sal e pimenta. Adicionem a cenoura cortada em rodelas, a cebola e o alho picados e o vinho tinto. Misturem bem, tapem e deixem marinar este preparado no frigorífico de um dia para o outro (ou pelo menos 3 horas). No dia seguinte escorram o frango, sequem-no bem e reservem os restantes ingredientes (vegetais da marinada).
Levem ao lume um tacho com um pouco de azeite e cozinhem os pedaços de frango passados por farinha até ficarem "douradinhos". De seguida, retirem-nos para um prato. Juntem ao tacho a cebola, o alho e a cenoura, mexam e deixem cozinhar entre 3 a 5 minutos. Adicionem novamente os pedaços de frango, a marinada de vinho, a folha de louro, as "chalotas" descascadas e o cubo de caldo de carne e deixem cozinhar entre 20 a 30 minutos até o frango ficar macio.
Levem ao lume uma frigideira com o bacon e após aquecer adicionem os cogumelos cortados a meio. Deixem-nos cozinhar um pouco até ficarem dourados e juntem tudo ao guisado do frango. Verifiquem o sal e sirvam com puré de batata e pão tostado.

Et voilà, bon appétit!

2 comentários:

  1. Como não gosto de cogumelos, uso castanhas.
    Não sei porquê mas lembrei-me agora de alguém que colocou uma cara esquisita quando pedi bacalhau com grão de bico...

    ResponderEliminar
  2. Pois...tinha que vir o bacalhau. Bem, convenhamos que não é bem a mesma coisa... :))

    ResponderEliminar

Vale tudo menos dar-me com a panela..

Espetada de Lulas, Polvo, Camarões e Chouriça.

Quando chega o calor as primeiras ideias que nos aparecem à cabeça são saladas, grelhados e mariscos. Certo dia, ao participar num jantar p...