sábado, 10 de junho de 2017

Frango Bêbado na Caçarola

Imagem relacionada
Imagem da Net


Umas das carnes mais apreciadas e comidas nesta casa é o frango. Já comemos tanto frango que qualquer dia também já estamos a gritar cocorocó. Não sei vos dizer quantas versões já tentei fazer deste alimento, só sei que nunca houve nenhuma que me tivesse deixado ficar mal. Com ele quase tudo resulta bem e só temos que saber usar a nossa imaginação. Uma das minhas máximas é saber escolher sempre a melhor carne para se ter a certeza de comer também o melhor prato. Para mim o frango tem que estar sempre bem amarelo na bancada do talho, o porco tem de estar rosado e a carne de vaca tem que ser vermelha. Desconfiem sempre da carne branca porque o mais natural é que o animal fosse mal nutrido ou que estivesse doente na altura do abate. Quanto à receita resolvi fazer uma extremamente fácil, cujas origens desconheço mas que acredito ser Cozinha Portuguesa, com poucos ingredientes e poucos minutos de preparação. Com 4 ingredientes apenas, pão torrado e uma salada mista para acompanhar, preparem-se para comer um verdadeiro manjar de Reis.


Ingredientes para 4 pessoas:

- 6 Coxas ou Sobrecoxas de frango (já sabem, 3 são para o pai)
- 1 Pacote de sopa de cebola (qualquer marca)
- 1 Cerveja preta (ou mais um pouquinho...)
- 1 Raminho de salsa
- Azeite e pimenta q.b

Preparação:

Lavem os pedaços do frango, limpem-nos com um pano ou uma toalha de papel e depois empanem-nos um a um por um preparado composto por um fio de azeite, pimenta e o pacote de sopa de cebola. Coloquem os pedaços de frango lado a lado no fundo de uma panela e vertem  a cerveja preta por cima. Em seguida fechem a panela e deixem descansar por 2 horas no frigorífico.
Na hora de preparar o jantar, levem a panela ainda tapada em fogo baixo por cerca de 1/2 hora, sem nunca mexer o cozinhado em nenhum momento. Quando o frango estiver cozido e macio e o caldo tiver reduzido um pouco, polvilhem com salsa picada e podem servir que está pronto. Se o caldo eventualmente reduzir demasiado depressa, podem sempre acrescentar mais um pouco de cerveja ou um bocadinho de vinho branco.

Et voilà, bon appetit!

2 comentários:

  1. Com esses ingredientes só tinha experimentado assado. Vou experimentar e depois digo qualquer coisa.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu vou experimentar assado e depois também digo qualquer coisa... :)
      Bjs

      Eliminar

Vale tudo menos dar-me com a panela..

Espetada de Lulas, Polvo, Camarões e Chouriça.

Quando chega o calor as primeiras ideias que nos aparecem à cabeça são saladas, grelhados e mariscos. Certo dia, ao participar num jantar p...